O agronegócio brasileiro está diante de um paradoxo: consegue abrir portas em mercados internacionais, mas as margens de lucro não acompanham a mesma trajectória. A conjunção de dólar elevado (USD/BRL em 5,10) e preços de commodities voláteis cria um cenário onde o volume de negócios cresce, mas o retorno financeiro do produtor fica comprimido.
Esta é a realidade que o produtor rural encontra na manhã de hoje. Enquanto a competitividade-preço do Brasil melhora com a desvalorização relativa do real, os custos em moeda local dispararam. Além disso, a SELIC em 14,25% a.a. torna o custo do financiamento agrícola proibitivo para pequenos e médios produtores que dependem de crédito para tocar suas operações.
O que os dados revelam
A história do agronegócio exportador brasileiro é inseparável da trajetória cambial. Um dólar mais caro favorece o exportador em termos de conversão — cada saca de soja vendida em dólar rende mais reais. Porém, esse benefício é ilusório quando os insumos (adubos, sementes, defensivos) também estão precificados em moeda forte.
O produtor que planta hoje com custos em reais elevados (porque importa fertilizantes a câmbio desfavorável) e colhe meses depois enfrenta risco de queda de preços internacionais. É o clássico dilema de timing no agro: o investimento acontece no presente incerto.
Os números concretos: petróleo WTI a US$ 84,38 por barril pressiona os custos de produção (combustível, transporte). Commodities agrícolas acompanham essa volatilidade — e o produtor não consegue repassar integralmente para o preço final porque compete globalmente.
Impacto na rentabilidade
O segmento de renda variável agro (ABAG, empresas de insumos e cooperativas) reflete essa pressão. Empresas como Yara Brasil (adubos), Embraer Agrícola e grandes cooperativas veem suas margens testadas. O varejista rural — aquele distribuidor que fica entre o produtor e a grande empresa — é quem mais sangra nesse ambiente.
Na renda fixa, a SELIC em 14,25% torna os títulos do agro mais caros. Cooperativas e produtores que precisam captar recursos no mercado de crédito enfrentam juros que consomem margens já estreitas. Isso reduz o poder de reinvestimento em melhorias de produtividade.
O câmbio em 5,10 é favorável para exportação pura, mas cria armadilha: o produtor que consegue vender para o exterior coloca dinheiro em dólar e precisa trazer para reais a um câmbio desfavorável para custear a próxima safra. Sem hedging sofisticado (operação cara), fica vulnerável.
O que monitorar
Três variáveis vão definir a rentabilidade agrícola nas próximas semanas:
Preços de commodities no CBOT. Soja, milho e trigo definem o teto de ganho. Se Chicago cair 5%, o efeito no Brasil é imediato e brutal — a margem desaparece.
Decisão do Copom na próxima reunião. Se a SELIC começar a cair (cenário que analistas começam a precificar), o custo de financiamento agrícola recua e a rentabilidade sobe. Cada corte de 0,50% representa alívio real.
Manutenção do dólar acima de R$ 5,00. Abaixo disso, a competitividade-preço desaparece e os exportadores perdem espaço. Acima, o benefício cambial compensa parte da pressão de custos — até certo ponto.
O produtor que planejava hoje sua safra encontra um cenário onde a oportunidade de vender para o mundo existe, mas a receita líquida exige muita eficiência operacional e um pouco de sorte cambial.
