A produção brasileira de alho enfrenta uma encruzilhada estrutural. Enquanto a demanda doméstica segue firme, importações avançam de forma consistente, comprimindo margens dos produtores locais e redefinindo a dinâmica de preços no varejo. O movimento reflete um problema clássico da agricultura brasileira: custos de produção elevados versus competição de fornecedores externos com estruturas de custo menores.
Os números revelam a profundidade do desafio. A produção nacional vem recuando há dois anos consecutivos, enquanto as importações — principalmente da China e Argentina — crescem a dois dígitos. Isso não é apenas um problema de volume: afeta diretamente a rentabilidade dos produtores, especialmente os pequenos e médios, que não conseguem competir em escala com fornecedores asiáticos.
O que os dados revelam
O recuo da produção doméstica ocorre num contexto de custos estruturais elevados. Mão de obra, insumos agrícolas e logística no Brasil custam significativamente mais que em concorrentes diretos. A China, responsável por cerca de 60% das importações globais, opera com custos 30-40% inferiores aos brasileiros. Argentina, segunda fonte de importação para o Brasil, oferece produto com preço competitivo graças à desvalorização do peso argentino.
O dólar a R$ 5,01 amplifica essa pressão. Quando a moeda americana sobe, importações ficam mais caras em reais — teoricamente uma proteção natural para produtores locais. Mas o efeito é limitado: fornecedores externos já precificam essa volatilidade, e a vantagem de custo absoluta continua decisiva. Produtores brasileiros não conseguem acompanhar a queda de preços que importadores oferecem.
A queda de produção também reflete abandono de áreas. Pequenos produtores, especialmente em São Paulo e Minas Gerais (principais regiões produtoras), migram para culturas mais rentáveis ou deixam a atividade. Sem incentivos de preço, a lógica econômica aponta para fora do alho.
Impacto por classe de ativo
No varejo, o consumidor final vê preços mais baixos — benefício de curto prazo que mascara um problema maior. Distribuidoras ganham margem com importações, reduzindo dependência de fornecedores nacionais. Produtores locais, por sua vez, enfrentam compressão de preço que não compensa custos crescentes.
Em renda variável, empresas de logística e trading de alimentos ganham com o maior fluxo de importações. Cooperativas agrícolas e produtores integrados sofrem. Não há ação listada exclusivamente focada em alho, mas empresas de agronegócio diversificado (como BrasilAgro e SLC Agrícola) têm exposição indireta ao setor.
A pressão sobre preços também afeta fornecedores de insumos agrícolas — sementes, fertilizantes, defensivos — que veem redução de demanda conforme área plantada cai.
O que monitorar
Três variáveis definem os próximos movimentos:
1. Cotação de importação: acompanhe preços de alho importado (China/Argentina) nas próximas 4-6 semanas. Se recuarem ainda mais, pressão sobre produtores locais intensifica. Se subirem, abre janela para recuperação de preço doméstico.
2. Movimento do dólar: oscilações acima de R$ 5,10 começam a tornar importações menos atrativas. Abaixo de R$ 4,90, importadores ganham ainda mais espaço.
3. Decisões de plantio: produtores definem área para próxima safra nas próximas 8-12 semanas. Se preços não se recuperarem, redução de área será maior que a esperada, criando potencial de alta de preço em 12-18 meses — mas com risco de desabastecimento.
O setor aguarda sinais de política agrícola — subsídios, proteção tarifária ou investimento em produtividade — que ainda não se materializaram. Sem isso, a trajetória é clara: menos produção doméstica, mais importação, preços comprimidos.