A rentabilidade do agronegócio brasileiro está sob pressão dupla nesta manhã: o dólar cotado a R$ 5,0666 reduz o ganho em moeda local nas exportações, enquanto a Selic em 14,25% ao ano eleva o custo do financiamento de safra. Para o produtor que opera com margens já comprimidas por preços internacionais voláteis, a combinação é desfavorável.
O cenário não é novo, mas ganhou urgência. Quando o dólar sobe, a receita em reais cai — mesmo que a cotação internacional da soja ou milho se mantenha estável. Simultaneamente, juros altos encarecem o custeio, reduzindo ainda mais o que sobra no final da safra. Essa dupla pressão explica por que produtores rurais estão revisando planos de investimento e adiando compras de máquinas.
O que os dados revelam
O dólar a R$ 5,07 representa uma valorização da moeda americana que penaliza exportadores. Uma soja cotada a US$ 12 por bushel rende menos em reais hoje do que renderia com dólar a R$ 4,80. A diferença não é marginal: cada centavo de variação cambial impacta dezenas de milhões em receita agregada do setor.
A Selic em 14,25% é o segundo fator crítico. Produtor que toma crédito rural para custear plantio, adubos e defensivos enfrenta juros reais elevados. Mesmo com subsídios do Banco do Brasil e Caixa, a taxa média de financiamento de custeio fica acima de 8% ao ano. Em um cenário de preços internacionais moderados, essa taxa corrói margem operacional.
O petróleo a US$ 84,38 o barril também pesa: diesel mais caro aumenta custos de mecanização. Produtor que depende de terceirização de colheita sente o impacto direto na planilha de custos.
Impacto por segmento
Grãos (soja e milho) sofrem mais porque exportam 70% da produção. A receita em dólar é convertida para reais a uma taxa desfavorável. Produtor de soja que colheu em janeiro e vendeu a termo em dólar vê a receita encolher se o dólar subir entre a venda e o recebimento.
Pecuária de corte também sente: boi gordo cotado em reais, mas alimentação (milho, soja) em dólar. Margens se comprimem nos dois lados.
Café é exceção parcial: produtor que já fixou preço em dólar nos últimos meses se beneficia da valorização cambial. Mas quem ainda tem estoque para vender sofre com preços internacionais pressionados.
O que monitorar
Acompanhe o dólar nas próximas 48 horas. Se romper R$ 5,10, a pressão sobre receitas agrícolas se intensifica. Qualquer sinal de queda abaixo de R$ 5,00 alivia a situação.
Na próxima reunião do Copom, observe se há sinais de corte de juros. Redução da Selic para 13,75% ou menos começaria a aliviar o custo de financiamento — mas isso ainda está longe.
Preços de commodities no CBOT também são críticos. Soja acima de US$ 12,50 por bushel e milho acima de US$ 4,50 melhoram a equação, mesmo com dólar alto. Abaixo disso, a rentabilidade fica negativa para produtor com custos elevados.
Produtor que ainda não fixou preço de venda deve considerar operações de hedge. A volatilidade cambial e de juros não vai desaparecer nos próximos meses.
