Os preços do milho, trigo e café arábica operam em queda no CBOT nesta manhã, pressionando a rentabilidade do produtor brasileiro em um momento crítico do ciclo de plantio. Com o dólar cotado a R$ 5,05, a desvalorização cambial que historicamente amortecia quedas internacionais agora oferece proteção limitada — o real permanece sob pressão estrutural, refletindo a combinação de juros altos internos e fluxos de capital voláteis.
A situação revela uma contradição incômoda: enquanto a Selic em 14,50% a.a. torna o Brasil atrativo para carry trade, o mesmo diferencial de juros que atrai dólares estrangeiros também encarece o crédito agrícola e reduz a margem operacional do produtor. O movimento de queda nos preços internacionais, portanto, não encontra compensação cambial robusta — o produtor que precisa financiar insumos em reais enfrenta custo de capital elevado justamente quando os preços de venda caem.
O que os dados revelam
A queda simultânea em três commodities agrícolas principais sugere pressão de oferta global e demanda mais fraca. Milho e trigo sofrem com perspectivas de safra maior na Argentina e Ucrânia; café arábica recua sob o peso de estoques elevados e consumo desacelerado em mercados desenvolvidos. O padrão não é sazonal — é estrutural. Produtor que travou preços acima dos níveis atuais está protegido; quem ainda não comercializou enfrenta decisão difícil: vender agora e realizar prejuízo, ou apostar em recuperação que pode não vir.
O dólar a R$ 5,05 oferece alguma proteção de preço em reais, mas insuficiente. Uma queda de 5% no preço em dólares é parcialmente compensada por uma desvalorização cambial de 2-3%, deixando o produtor com perda líquida de 2-3%. Pior: o custo de financiamento em reais não cai na mesma proporção — o crédito agrícola continua caro, ampliando o aperto.
Impacto por classe de ativo
No segmento de renda variável, empresas de insumos agrícolas (fertilizantes, defensivos) sofrem pressão imediata — margens de clientes caem, reduzindo demanda. Traders de commodities agrícolas já precificam volatilidade elevada. Cooperativas e empresas de processamento de grãos ganham margem de compra, mas perdem receita de venda futura.
Em renda fixa, o cenário favorece títulos atrelados a índices de preços agrícolas (LCA, CRA) apenas se o produtor conseguir rolar dívida — caso contrário, inadimplência sobe. Bancos com carteira agrícola concentrada enfrentam pressão de provisões.
No câmbio, a queda de preços agrícolas reduz o fluxo de dólares de exportação esperado, mantendo o real sob pressão estrutural. O dólar a R$ 5,05 reflete essa dinâmica: sem recuperação de preços, o real segue frágil.
O que monitorar
Acompanhe três variáveis nos próximos dias: (1) o preço do milho no CBOT — se cair abaixo de US$ 3,80 por bushel, o produtor brasileiro enfrenta decisão de venda forçada; (2) o movimento do dólar — se o real ultrapassar R$ 5,10, o custo de financiamento em moeda estrangeira sobe, ampliando o aperto; (3) a próxima decisão do Copom sobre a Selic — qualquer sinalização de corte de juros nas próximas semanas pode aliviar pressão de crédito, mas também enfraqueceria o real, criando novo dilema.
Produtor que ainda não comercializou safra deve monitorar relatórios de safra global (USDA, Conab) nas próximas duas semanas. Qualquer revisão de oferta para cima amplia a queda; revisão para baixo oferece oportunidade de recuperação.
