A safrinha brasileira enfrenta um paradoxo incômodo: produtividade em patamares recordes não se traduz em ganho real para o produtor. Enquanto a área plantada e o rendimento por hectare atingem máximas históricas, os preços das commodities caem, erodindo margens que deveriam ser robustas. O petróleo WTI opera a US$ 84,65, refletindo demanda global moderada que pressiona também os insumos agrícolas — fertilizantes, diesel e defensivos seguem em trajetória de queda.
O fenômeno revela uma verdade incômoda do agronegócio: volume não é receita. Um produtor que colhe 20% a mais de milho ou soja, mas vende a preço 25% menor, sai perdendo. Os dados de safra 2024 mostram aumento de produção, mas o índice de preços agrícolas recua consistentemente desde setembro. A margem bruta por hectare — o que realmente importa — encolhe.
O que os dados revelam
A produtividade agrícola brasileira bateu recordes em 2024, com ganhos de eficiência em todas as regiões produtoras. Milho safrinha, soja e algodão apresentaram rendimentos acima da média histórica. Simultaneamente, os preços internacionais caíram entre 12% e 18% desde o pico de setembro. O resultado é matemático: receita total cresce, mas receita por unidade cai mais rápido.
Esse movimento reflete oferta global abundante. China, Argentina e EUA também colheram bem, inundando o mercado. O Brasil, maior exportador de soja, sofre com a concorrência de preço. Produtores que apostaram em expansão de área — financiada com crédito caro (Selic a 14,25% a.a.) — agora enfrentam juros altos sobre receitas menores. É o inverso do que esperavam quando plantaram.
Impacto por classe de ativo
Renda variável: Empresas de insumos (fertilizantes, sementes) e traders agrícolas já precificam margens comprimidas. Ações de cooperativas e processadoras de grãos sofrem pressão. O Ibovespa, em 168.747 pontos, reflete essa cautela no setor.
Renda fixa: Títulos agrícolas e debêntures de empresas do setor enfrentam risco de refinanciamento. Produtores com dívidas em dólar (USD/BRL a 5,0641) veem custos aumentarem em reais, dobrando o aperto financeiro.
Câmbio: A queda de preços de commodities reduz fluxo de dólares para o Brasil, pressionando o real. Produtores que não fizeram hedge cambial em setembro agora travam perdas maiores.
O que monitorar
Três variáveis definem o próximo capítulo: (1) preços internacionais — se WTI e commodities agrícolas continuarem caindo, a pressão sobre margens se intensifica nas próximas 4 semanas; (2) taxa de câmbio — qualquer movimento do dólar acima de R$ 5,10 piora a equação de custos em reais para produtores endividados; (3) decisão de crédito rural — se o Banco Central mantiver linhas de financiamento apertadas na próxima safra, o setor enfrenta constrangimento de investimento.
O mercado aguarda dados de exportação de soja (fevereiro é pico de embarques). Se volumes caírem junto com preços, a receita cambial do agro sofre duplo golpe. Produtores que não conseguiram cobrir custos na safrinha enfrentarão pressão para vender estoques com perdas, alimentando um ciclo de preços mais baixos ainda.
