Ao vivo
PETR4—·—VALE3—·—ITUB4—·—BBDC4—·—ABEV3—·—WEGE3—·—MGLU3—·—SUZB3—·—RENT3—·—BBAS3—·—PETR4—·—VALE3—·—ITUB4—·—BBDC4—·—ABEV3—·—WEGE3—·—MGLU3—·—SUZB3—·—RENT3—·—BBAS3—·—
AnalystIA
USD/BRLR$ 5.0119|EUR/BRLR$ 5.6093|GBP/BRLR$ 6.6207|Ibovespa206.402 pts|Selic13.75%|S&P 5007,802 pts|Nasdaq27,193 pts|Dow Jones51,232 pts|BTCUS$ 81,738|ETHUS$ 2,471|Petróleo WTIUS$ 96.24|VIX15.1|USD/BRLR$ 5.0119|EUR/BRLR$ 5.6093|GBP/BRLR$ 6.6207|Ibovespa206.402 pts|Selic13.75%|S&P 5007,802 pts|Nasdaq27,193 pts|Dow Jones51,232 pts|BTCUS$ 81,738|ETHUS$ 2,471|Petróleo WTIUS$ 96.24|VIX15.1|
Agronegócio

Seca ameaça soja e milho: CBOT reage e produtor enfrenta risco de precificação

AnalystIA
A tall building with a clock tower next to it
Foto: Gabriel Tiveron / Pexels

O risco climático voltou a dominar a agenda do agronegócio. Previsões de secas concentradas em regiões produtoras dos EUA ganham peso nas cotações de soja e milho na CBOT, com reflexos diretos na margem de quem planta no Brasil. A cotação do dólar em 5,0791 agrava a situação: mesmo com commodities em dólar apreciado, o produtor brasileiro enfrenta pressão dupla.

O cenário é clássico de volatilidade assimétrica. Quando o clima ameaça a oferta americana, os preços em Chicago disparam. Mas o real depreciado não compensa proporcionalmente a alta em dólar — o ganho fica no câmbio, não na commodidade. A soja está sensível a qualquer redução de área plantada nos EUA ou sinais de estresse hídrico entre agora e a colheita de outono americano.

O que os dados revelam

O índice de risco consolida duas realidades divergentes. Na CBOT, o milho oscila mais que a soja porque a cultura tem ciclo mais curto e maior sensibilidade a chuvas no período crítico de enchimento de grãos. Historicamente, secas em julho-agosto norte-americano provocam spikes de 15% a 25% em semanas — movimento que temos visto em menor escala nas últimas campanhas, mas que volta à mesa quando a meteorologia fica apertada.

O dólar a 5,07 reflete carry trade enfraquecido, não força do real. Quando o Copom mantém a Selic em 14,25% mas o prêmio de risco continua robusto (vide VIX em 16, ainda moderado), investidores estrangeiros continuam financiando em reais baratos. Isso sustenta a moeda artificialmente, comprimindo ganhos no preço em reais da soja mesmo quando Chicago sobe.

Produtores que travaram preços em dezembro e janeiro fizeram o dever de casa. Quem aguarda melhores cotações nas próximas semanas enfrenta duplo risco: climático (safra menor = suprimento menor = preços maiores em Chicago) mas também cambial (real pode apreciar rapidamente se o humor externo melhorar).

Impacto por classe de ativo

Soja futura março na CBOT reage primeiro — é o contrato mais exposto ao risco de colheita americana. Milho maio e julho também disparam, especialmente julho, que pega enchimento de grãos cheio. No Brasil, os preços locais (soja em Rondonópolis, milho em Paranaguá) seguem a CBOT, mas com lag de 24-48h e ajuste pela taxa de câmbio.

Produtores com operações financiadas veem margem apertar se os preços caírem — e o cenário climático hoje não permite vender agressivamente. É armadilha clássica: ou vende e corre risco de clima melhorar (preços caem mais), ou carrega a posição e espera definição climática.

No mercado de renda variável, empresas de insumos (fertilizantes, defensivos) ganham com spike de commodities porque produtores correm para proteger a safra — compram mais inseticida, fungicida. Empresas de logística também se beneficiam de volatilidade porque transportadoras cobram prêmio de risco.

O que monitorar

Acompanhe em tempo real: (1) relatório de condições de cultivo americano (USDA semanal) — qualquer deterioração da nota de "condições" (bom/excelente) explode os preços; (2) previsão de chuvas nos EUA para os próximos 15 dias (Corn Belt e Great Plains são as zonas críticas); (3) movimento do dólar frente ao real — uma apreciação do real a 4,95 muda o jogo, tornando a soja mais atrativa em reais mesmo que CBOT caia.

O próximo evento macro relevante é a decisão do Copom nas próximas semanas. Se Selic cair antes do mercado esperar, o real pode depreciar acentuadamente e melhorar competitividade brasileira — mas também elevaria o custo de financiamento para produtores.

Até lá, o risco climático é o fator dominante. Quem tem posição aberta (não travou preço) está apostando que chuva chega nos EUA. Quem quer sair do risco, vende agora — aceita preços menores para sair da volatilidade.

sojamilhocbotclimacommodities agricolas

Artigos Relacionados

Receba análises diárias no seu WhatsApp

Assine o AnalystIA e tenha acesso ao dashboard completo com monitoramento 24/7.

Ver Planos→

Conteúdo educativo e informativo — não constitui recomendação de investimento. Consulte um profissional habilitado (CVM). Termos · Privacidade