O risco climático voltou a dominar a agenda do agronegócio. Previsões de secas concentradas em regiões produtoras dos EUA ganham peso nas cotações de soja e milho na CBOT, com reflexos diretos na margem de quem planta no Brasil. A cotação do dólar em 5,0791 agrava a situação: mesmo com commodities em dólar apreciado, o produtor brasileiro enfrenta pressão dupla.
O cenário é clássico de volatilidade assimétrica. Quando o clima ameaça a oferta americana, os preços em Chicago disparam. Mas o real depreciado não compensa proporcionalmente a alta em dólar — o ganho fica no câmbio, não na commodidade. A soja está sensível a qualquer redução de área plantada nos EUA ou sinais de estresse hídrico entre agora e a colheita de outono americano.
O que os dados revelam
O índice de risco consolida duas realidades divergentes. Na CBOT, o milho oscila mais que a soja porque a cultura tem ciclo mais curto e maior sensibilidade a chuvas no período crítico de enchimento de grãos. Historicamente, secas em julho-agosto norte-americano provocam spikes de 15% a 25% em semanas — movimento que temos visto em menor escala nas últimas campanhas, mas que volta à mesa quando a meteorologia fica apertada.
O dólar a 5,07 reflete carry trade enfraquecido, não força do real. Quando o Copom mantém a Selic em 14,25% mas o prêmio de risco continua robusto (vide VIX em 16, ainda moderado), investidores estrangeiros continuam financiando em reais baratos. Isso sustenta a moeda artificialmente, comprimindo ganhos no preço em reais da soja mesmo quando Chicago sobe.
Produtores que travaram preços em dezembro e janeiro fizeram o dever de casa. Quem aguarda melhores cotações nas próximas semanas enfrenta duplo risco: climático (safra menor = suprimento menor = preços maiores em Chicago) mas também cambial (real pode apreciar rapidamente se o humor externo melhorar).
Impacto por classe de ativo
Soja futura março na CBOT reage primeiro — é o contrato mais exposto ao risco de colheita americana. Milho maio e julho também disparam, especialmente julho, que pega enchimento de grãos cheio. No Brasil, os preços locais (soja em Rondonópolis, milho em Paranaguá) seguem a CBOT, mas com lag de 24-48h e ajuste pela taxa de câmbio.
Produtores com operações financiadas veem margem apertar se os preços caírem — e o cenário climático hoje não permite vender agressivamente. É armadilha clássica: ou vende e corre risco de clima melhorar (preços caem mais), ou carrega a posição e espera definição climática.
No mercado de renda variável, empresas de insumos (fertilizantes, defensivos) ganham com spike de commodities porque produtores correm para proteger a safra — compram mais inseticida, fungicida. Empresas de logística também se beneficiam de volatilidade porque transportadoras cobram prêmio de risco.
O que monitorar
Acompanhe em tempo real: (1) relatório de condições de cultivo americano (USDA semanal) — qualquer deterioração da nota de "condições" (bom/excelente) explode os preços; (2) previsão de chuvas nos EUA para os próximos 15 dias (Corn Belt e Great Plains são as zonas críticas); (3) movimento do dólar frente ao real — uma apreciação do real a 4,95 muda o jogo, tornando a soja mais atrativa em reais mesmo que CBOT caia.
O próximo evento macro relevante é a decisão do Copom nas próximas semanas. Se Selic cair antes do mercado esperar, o real pode depreciar acentuadamente e melhorar competitividade brasileira — mas também elevaria o custo de financiamento para produtores.
Até lá, o risco climático é o fator dominante. Quem tem posição aberta (não travou preço) está apostando que chuva chega nos EUA. Quem quer sair do risco, vende agora — aceita preços menores para sair da volatilidade.